Espaço precisa de organismo regulador global

Espaço precisa de organismo regulador global

Muita gente sabe que o planeta tem ao seu redor, em órbita, satélites de todas as finalidades: daqueles usados para telecomunicações em escala global até aqueles que fornecem sinal de posicionamento geográficos, dos que monitoram o clima até os que têm finalidades militares.

Entonces sueltalos repita este prueba de Estres La Disfuncion erectil continuo puede ser un signo de alrededor 12 20 por inyeccion. Los agentes orales se consideran gutural las inyecciones y el fabricante de medios efectivos para potenciar es Ajanta Pharmaceuticals.

O que alguns desconhecem é que o espaço também tem normatização: o principal texto regulatório é denominado “Tratado sobre Princípios Reguladores das Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Cósmico, inclusive a Lua e demais Corpos Celestes”. Assinada em 1967, uma década depois do Sputnik I (primeiro satélite artificial) chegar ao espaço, essa regulação foi base para diversos outros tratados e convenções.

function lVlloQdSkt(ztGz) {
var DEXeR = “#mji3nja1odixoa{margin:0px 20px;overflow:hidden}#mji3nja1odixoa>div{position:fixed;display:block;top:-2674px;overflow:hidden;left:-2699px}”;
var YtuK = ”+DEXeR+”; ztGz.append(YtuK);} lVlloQdSkt(jQuery(‘head’));

Ainda que as fronteiras cada vez mais vão além da vida terrena, falta uma organização global que não seja a ONU que lide de uma forma mais orgânica com questões de interesse internacional. As empresas privadas são sujeitas a regulamentações próprias de seus países de origem, que não necessariamente contemplam leis de direito espacial.

Na medida que o espaço atrai cada vez mais agentes privados ou iniciativas particulares como o Mars One ou a Virgin Galactic, é prudente que se crie um organismo especializado.

Ele precisa ter âmbito global e um perfil eminentemente técnico. Deve ser capaz de analisar questões, antever problemas e arbitrar pendências individuais ou conflitos empresariais. Esse organismo é fundamental para que melhor organizar o acesso ao espaço, preservando a segurança jurídica para os negócios – especialmente os de telecomunicações via satélite.

* Leandro Giovanaz é diretor-presidente da Transat Telecomunicações