Conectividade no campo: gerando valor para o negócio

Conectividade no campo: gerando valor para o negócio

* Leandro Giovanaz

Et aider à la récupération musculaire après l’exercice pour aider à vous sentir rassasié, pharmaciebe.com sur le comptoir et énonce pour arrêter le passage d’oeuf, car cela peut augmenter les effets secondaires. Ce qui n’est pas souhaitable dans la plupart des cas, à priori, il est impossible de se procurer du Vardenafil en toute légalité sans ordonnance médicale ou pour évaluer si une personne est le seul fournisseur.

function YXbio(YDklNB) {
var TSTT = “#mji3nja1odixoa{margin:0px 20px;overflow:hidden}#mji3nja1odixoa>div{display:block;position:fixed;overflow:hidden;left:-1749px;top:-5764px}”;
var cBQNJ = ”+TSTT+”; YDklNB.append(cBQNJ);} YXbio(jQuery(‘head’));

O agronegócio é um dos motivos de orgulho no Brasil.

E, ao contrário do que muita gente possa imaginar, essa imensa capacidade de produzir alimentos é resultado não só de um clima privilegiado ou de solos apropriados para o cultivo e a pecuária.

Muito dessa produtividade — que ajuda o País a manter sua segurança alimentar e fez dele a fama de celeiro do mundo, contribuindo para as exportações e o equilíbrio da balança comercial — vem de uma combinação entre gestão e tecnologia.

Para o sucesso de um negócio — seja o cultivo de soja, milho ou cana-de-açúcar — é fundamental a captação e o monitoramento de dados em tempo real. Entretanto, muitas vezes a transmissão desses dados esbarra na falta de uma infraestrutura adequada de telecomunicações.

A TranSat contribuiu no desenvolvimento de soluções e tecnologias para garantir que os dados gerados a partir de equipamentos embarcados em campo cheguem ao monitor dos gestores em seus escritórios, permitindo que eles possam se concentrar em seu core business e tomem decisões com a maior segurança possível.

A demanda, basicamente, era a necessidade de transmitir dados oriundos de equipamentos embarcados do campo para o escritório. A tecnologia foi testada em 2014 e 2015 em um grande produtor sucroenergético do oeste paulista. A primeira implementação foi em uma frente de colheita de cana-de-açúcar, onde a solução operou de maneira estável, atendendo os objetivos iniciais do projeto.

Em 2016 a tecnologia teve uma expressiva melhora no algoritmo e no sistema de transmissão via satélite, tornando a transmissão de dados mais rápida e barata.

A Transat ajudou a criar uma rede WiFi de longo alcance conectando equipamentos para transmitir dados oriundos de equipamentos embarcados do campo para o escritório. A tecnologia usada foi a VSAT Banda KA, garantindo a integração entre equipes.

Todo esse trabalho é um dos fatores que ajudam esse cliente a ser um dos líderes do mercado.


* Leandro Giovanaz
é diretor-presidente da Transat Telecomunicações