Conectividade no campo: gerando valor para o negócio

Conectividade no campo: gerando valor para o negócio

* Leandro Giovanaz

O agronegócio é um dos motivos de orgulho no Brasil.

E, ao contrário do que muita gente possa imaginar, essa imensa capacidade de produzir alimentos é resultado não só de um clima privilegiado ou de solos apropriados para o cultivo e a pecuária.

Muito dessa produtividade — que ajuda o País a manter sua segurança alimentar e fez dele a fama de celeiro do mundo, contribuindo para as exportações e o equilíbrio da balança comercial — vem de uma combinação entre gestão e tecnologia.

Para o sucesso de um negócio — seja o cultivo de soja, milho ou cana-de-açúcar — é fundamental a captação e o monitoramento de dados em tempo real. Entretanto, muitas vezes a transmissão desses dados esbarra na falta de uma infraestrutura adequada de telecomunicações.

A TranSat contribuiu no desenvolvimento de soluções e tecnologias para garantir que os dados gerados a partir de equipamentos embarcados em campo cheguem ao monitor dos gestores em seus escritórios, permitindo que eles possam se concentrar em seu core business e tomem decisões com a maior segurança possível.

A demanda, basicamente, era a necessidade de transmitir dados oriundos de equipamentos embarcados do campo para o escritório. A tecnologia foi testada em 2014 e 2015 em um grande produtor sucroenergético do oeste paulista. A primeira implementação foi em uma frente de colheita de cana-de-açúcar, onde a solução operou de maneira estável, atendendo os objetivos iniciais do projeto.

Em 2016 a tecnologia teve uma expressiva melhora no algoritmo e no sistema de transmissão via satélite, tornando a transmissão de dados mais rápida e barata.

A Transat ajudou a criar uma rede WiFi de longo alcance conectando equipamentos para transmitir dados oriundos de equipamentos embarcados do campo para o escritório. A tecnologia usada foi a VSAT Banda KA, garantindo a integração entre equipes.

Todo esse trabalho é um dos fatores que ajudam esse cliente a ser um dos líderes do mercado.


* Leandro Giovanaz
é diretor-presidente da Transat Telecomunicações